quarta-feira, 6 de maio de 2015

Kart granja viana - Análise de um leigo sobre sua corrida

Ontem (05/05/2015) fui correr com alguns colegas de Kart no Granja Viana. O traçado que percorremos foi esse aqui:


Embora não seja a primeira vez que eu corra, minha performance é sempre ruim. De um total de 21 participantes, fiquei em 15o.

Pelo que pude perceber, os erros que mais me custam tempo são esses (lembre-se: Sou totalmente leigo!)

1) "Joelhinho do hell"


Ao contorná-lo, meu kart sempre balançava (saia de frente ou de traseira; sou tão tonto que não consigo explicar) e eu tinha que desacelelar e corrigir no volante para "endireitar" . Eu tentei fazer os dois traçados que coloquei em amarelo em azul (um deles é o que eu achei ter visto que os outros estavam fazendo, mas devo estar enganado), mas em ambos os resultados eram os mesmos. Eu só conseguia contornar bem essa curva quando reduzia BEM a velocidade antes de entrar nela. Obviamente quando eu fazia isso, via várias pessoas passando por mim.

Poderia dizer que o kart estava com alguma falta de calibragem ou alinhamento, mas seria apenas uma desculpa. Sou grosso mesmo, não sei a tomada correta a fazer, e ainda que soubesse não seria capaz de executá-la. Simples assim :)

2) "Pé na bomba" (entrada da reta oposta)


Eu a faço mais ou menos do jeito que tracei ai: Estou bem aberto, miro a roda esqueda perto da zebra e concluo abrindo para a direita. Em outras ocasiões parecia estar funcionando, mas ontem ao concluir a manobra o kart dava uma balançada, que eu acabava corrigindo no volante. Apenas em algumas poucas voltas isso não aconteceu. Provavelmente minha tomada não era das melhores e eu deixava espalhar demais....

3) "Curvão do vale da morte /  ta com medinho seu 06?"


Aqui eu não rodava nem derrapava, mas por medo que o kart espalhe demais e que eu fosse projetado diretamente para o submundo, acabava não mantendo aceleração total durante a descida. Eu fico dosando o acelerador e me mantenho na parte interna durante a descida. Alguns dizem que ela pode ser feita com aceleração total (me perdoem se eu interpretei errado). Mas eu não me arrisco, prefiro pedir para sair :D

* * *

Logicamente não foram só os traçados incorretos que me tomavam tempo... Houve também barbeiragens minhas! :)

Em uma das voltas eu estava atrás de um cara que estava bem mais lento que eu (coisa rara!). Ao entrar no "pé na bomba", havia um pequeno espaço entre a zebra interna e o kart dessa pessoa (ele estava um pouco antes dela). Eu tentei passar por essa brecha, mas ele acabou fechando para fazer a tomada. Eu recolhi bem para a zebra e acabei dando uma "traulitada" na lateral do pobre companheiro. Para a nossa sorte, ninguém se feriu. Também não chegamos a rodar...

Eu também rodei uma vez. Ao terminar de contornar o "joelhinho do hell" deixei o kart espalhar demais e fui para uma "área de escape" que é pintada. Ao tentar corrigir a besta (Kart), a besta (eu) fez caca (devo ter freado) e rodei bonito!!

Também fui rodado.Ao contornar essa curva (marquei com um borrão vermelho):


Eu era retarda atalho de um cara que vinha logo atrás. Como estava bem mais lento que ele, tentei fazer o traçado que eu julgava o ideal mas fiquei o mais próximo possível da zebra interna para que ele me passasse. No entanto, ele fez o mesmo traçado e bateu na lateral do meu kart. Perdi o controle, virei de lado e fui para a grama... felizmente fiquei apontado para a pista, etnão consegui sair rapidamente.

Talvez eu tivesse que abrir bem para que ele fizesse o traçado ideal (realmente esse era o traçado ideal?), já que era o mais rápido e estava me dando uma volta.

* * *

Uma pessoa entendida verá muito mais falhas do que as que apontei acima (e de fato elas existem), mas eu só quis passar a minha visão: Uma visão de leigo, que tem pouca ou nenhuma noção sobre traçados ideais, percepção das condições do kart, etc, etc...

Resumo da história: Devido as minhas limitações (motoras e mentais), não importa quantas vezes eu corra ou quantos conselhos eu receba: Não vou melhorar. Mas no meu caso, o objetivo é a diversão e a confraternização com meus amigos. E isso no meu modo de ver foi cumprido com louvor.

Enfim é isso... agora de volta ao meu pedestrianismo e ao Android-x86! :D

Um comentário:

  1. =) Muito legal sua auto-análise! Eu deveria fazer isto mas eu não consigo gravar meus erros. Pra falar a verdade, eu só tento fazer tudo o mais rápido possível e isto piora meu desenvolvimento. Poderia ser mais constante se "pensasse" no que fiz errado.
    Vou dar minha opinião, ok?
    1) joelho do Hell: eu freio BASTANTE ai mesmo. Retardo a freada ao máximo ficando bem aberto no lado esquerdo, freio bastante virando o volante para dentro, quase encostando na zebra. Analisando a figura, acho que o ideal é ir do amarelo para o azul, ou seja, seguir o traçado amarelo mas na curva mesmo, estar sobre o traçado azul. Abrir como o amarelo no meio da curva te fará perder tempo na curva seguinte que ficará muito fechada.
    2) Você está fazendo certinho. Alguns Karts escapam muito e isto não é bom. Se o kart está bem equilibrado, você passará com a roda esquerda dianteira, bem próxima da zebra de dentro da curva e tentará escapar pouco para a zebra externa do final da curva. E aí é pé embaixo!!!
    3) Também acho que está fazendo certo. No início da curva tem que dar um tiradinha de pé, acertar o kart, ficar pelo lado esquerdo para, lá embaixo, fazer a próxima curva à direita acelerando!!!
    4) Na ultrapassagem do líder, o erro foi você se preocupar com líder naquele trecho da pista. Ali, vc deveria fazer seu traçado normal, entrar na reta principal acelerando. O líder provavelmente te passará (afinal ele é o líder e está te dando uma volta). Caso vc entre muito bem na reta e ver que o líder não te passou, apenas pare de acelerar por alguns 1 ou 2 segundos e o líder te passará. Se ele estiver muito atrás, abra passagem e quando ele passar, entre atrás dele, pegue o vácuo e comece a copiá-lo =).

    Eu tive que correr umas 20 provas pra conseguir parar de tomar volta. O nosso cérebro nos ajuda sempre que persistimos.

    Parabéns pela iniciativa! E o importante mesmo é a reunião =)

    ResponderExcluir