terça-feira, 18 de agosto de 2009

Linux

Nesse post fiquei com vontade de falar de Linux.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que utilizo esse sistema operacional (Slackware 12) em grande parte das minhas atividades e não tenho intenções de substituí-lo no momento. Gosto de poder customizá-lo a minha maneira (compilar kernel, criar pequenos scripts de inicialização, entre outros). Sinto-me satisfeito quando consigo fazer algo tido como difícil funcionar nele.

É um sistema muito bom mas, em ambientes desktop, apesar dos recentes avanços e ótimas distribuições no mercado, acho que ainda não oferece as mesmas facilidades que sistemas como o Windows e o Max Os X.

No passado já fui um seguidor do "xiitismo" louco que rege boa parte da mente de usuários do sistema Linux. Porém já faz algum tempo que parei para refletir e achei que defender um sistema com unhas e dentes (mesmo não tendo as vezes argumentos suficientes para defendê-lo) é pura bobagem.

Eu não posso negar as qualidades que os sistemas proprietários da Microsoft e Apple tem. São muito bons.

Muita gente critica (quase 100% o Windows) alegando, dentre outras coisas, instabilidade e insegurança. Eu acho que, na parte de instabilidade, as pessoas dizem isso por causa da impressão passada com as versões 9x do Windows. Creio que isso foi há muito superado, e se há travamentos no sistema eles acabam ocorrendo por falhas de hardware ou drivers com bugs. Kernel panics acontecem no Linux pelos mesmos motivos.

Já na questão de segurança, acho que é compreensível o Windows ser o maior alvo de ataques devido a sua popularidade. Popularidade essa que acaba se tornando a sua maior fraqueza: O usuário é quem abre suas portas para invasores, cavalos de tróia e outras pragas.
Nesse ponto, supondo que o Linux fosse o sistema mais usado, acredito que aconteceriam as mesmas coisas: O usuário póde não ter paciência de executar alguns passos extras para instalar um processador de textos, mas com certeza abriria uma console, logaria como root, e executaria um configure->make->make install só para ver as "fotos exclusivas" de sua musa favorita do jeito que ela veio ao mundo! :)

Na realidade, acho que há espaço para todos os sistemas operacionais (Linux, Windows, Mac Os X). Ao invés de brigar por superioridades e inferioridades de um e outro, as pessoas deveriam pensar em como fazer esses sistemas se comunicarem da melhor maneira possível (interoperabilidade) de forma que todos nós, usuários, pudéssemos tirar proveito disso.

E se alguém me perguntar qual sistema será o dominante no futuro, digo que não será nenhum dos três acima...

Bom era isso. Chega de penguins por hoje. Vou botar o Tux para dormir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário